Ansiedade: Existe lado positivo no mal do século?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Ansiedade é uma característica comum do corpo humano. Momentos de tensão, nervosismo, perigo real ou imaginário despertam no nosso sistema neural esse alerta. Conseguindo ficar mais focado ao seu redor aumentando a percepção das coisas.

O grande problema da ansiedade é o excesso dela. Quando isso ocorre o sistema do corpo reage ao contrário, impedindo de agir. O corpo fica tão tenso e tão preparado para todo e qualquer tipo de perigo ao seu redor que não consegue distinguir o real do imaginário e o próprio raciocínio acaba entrando em segundo plano. Isso impede que o corpo reaja causando muito desconforto e estresse a mente e ao corpo.

Se você está deprimido, Você está vivendo no passado; Se você está ansioso, Você está vivendo no futuro; Se você está em paz,Você está vivendo no momento presente. (Lao Tzu)

Ansiedade é doença?


A ansiedade exagerada por si só não é uma doença. Normalmente é um sintoma causado por algum gatilho mental. Traumas infantis, situação real de perigo recente, como um assalto por exemplo ou medos irracionais como falar em público. Essas situações são a parte maior do problema, sendo difíceis de prever ou reconhecer. já as crises de ansiedade são mais visíveis principalmente de acordo com a situação em que é vivida, estas crises podem ter sintomas mentais e físicos, fique de olho neles.

Existem situações em que é possível ficar ansioso por nenhuma explicação aparente ou em alguma situação específica ter uma crise de nível tão alarmante que se sente imobilizado e completamente impedido de fazer o que deseja. Este desconforto se não puder ser controlado modifica completamente o seu dia-a-dia. Não conseguir sair na rua por medo exagerado de um assalto, não andar de elevador ou qualquer situação comprometedora de seu cotidiano. Nesses casos é preciso agir com uma certa urgência.

Falamos um pouco mais sobre crises de ansiedade e como lidar com elas no ambiente de trabalho no post 5 dicas simples para lidar com crises de ansiedade

Ansiedade: solução ou problema?


“Precisamos ser pacientes, mas não ao ponto de perder o desejo; devemos ser ansiosos, mas não ao ponto de não sabermos esperar.”

Max Lucado

Dentro de várias patologias ansiedade excessiva é um sintoma de vários transtornos de ansiedade generalizada. Pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e estresse pós traumático são alguns exemplos de transtornos.

A principal reação que todas têm em comum são pensamentos de antecipação de possíveis acontecimentos. Alguns são acontecimentos reais outros são possibilidades relacionadas a esses eventos, na maioria dos casos são situações negativas e sempre visando o futuro.

ansiedade

Ansiedade pode fazer bem?


Porém, quando a ansiedade é bem dosada, torna-se benéfico para o corpo. Mantém a concentração para possíveis situações, acarretando uma preparação para respostas equivalentes ao que foi apresentado, e assim montando uma estratégia plausível. Juntamente a isso, mantém o indivíduo em estado de alerta, evitando situações de real perigo ao atentar sinais que podem dar errado. A problemática em questão é o momento em que essa ansiedade toma conta de seu cotidiano, necessitando horas de planejamento do indivíduo para evitar todas as situações reais e até imaginárias, se privando de situações cotidianas pelo motivo improvável disso acontecer; como por exemplo, evitar andar de elevador porque a qualquer momento ele pode cair.

A ansiedade pode agir como problema e também como solução, a crença de que tudo pode ser negativo, e quando isso afeta o seu cotidiano, é a adversidade. Não tente evitar tudo que pode desencadear uma crise; se muita coisa está incomodando você, vale a pena rever os conceitos do que realmente é possível. Duvide de alguns pensamentos negativos e pondere se aquilo realmente é real. Converse sobre, pesquise. Conhecimento também ajuda a diminuir os medos, pois transmite segurança e embasa argumentos. Entretanto, se isso está incomodando você, não procrastine, procure ajuda; quanto mais rápido melhor para evitar esse ciclo vicioso de pensamentos negativos.

Confira Também!


eBook Ansiedade

Baixe gratuitamente o eBook Ansiedade, Desvendando o mal do século! Entenda como funciona o cérebro ansioso, como você pode controlar crises com atitudes simples, como identificar e conviver com pessoas ansiosas e muitos outros temas que vão te ajudar a conhecer tudo que você precisa para conseguir uma melhor qualidade de vida e convivência.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
Recent Posts