Auto-Hipnose como ferramenta para controlar a Ansiedade

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

A auto-hipnose é a indução de sugestões que vão ajudá-lo a restabelecer o estado natural da mente, levando a um estado de concentração focado. Ela faz com que seja possível restabelecer hábitos e controlar a ansiedade, relaxando a mente e o corpo. Reduzindo também os níveis de estresse diário. Auto-Hipnose é uma prática muito parecida com meditação, onde você consegue guiar a sua mente por caminhos mais leves e estáveis.

É bastante comum a mente de um ansioso se desligar da realidade. Logo ferramentas como essa se tornam importantes para guiar seu consciente de volta e tentar buscar um pouco de paz. Essas técnicas podem ser feitas por qualquer pessoa para reduzir temporariamente os sintomas e controlar a ansiedade e suas crises. A longo prazo ainda é aconselhável buscar ajuda especializada para diminuir efetivamente os sintomas a longo prazo.

Busque a sua ilha


Chegar ilha

É importante estar nesse momento apenas consigo mesmo. Liberte-se de todas as amarras de sua mente e corpo nesse momento. Bote a roupa mais confortável que possua, vista um casaco ou cobertor caso haja necessidade. Essa etapa é importante para que não haja nenhum incomodo no corpo de calor ou frio.

Se isole, vá a um lugar que tenha certeza que não será incomodado por nada nem ninguém. Tire os telefones do gancho, desligue o celular, mantenha animais de estimação longe por um tempo e avise a todos para que não o incomode. Não se preocupe com o tempo que passará aqui. É preciso que esqueça do mundo do lado de fora por volta de 15 a 40 minutos. Ou o tempo que você achar necessário para a sua mente se aquietar.

Encontre o seu lugar na ilha

Para controlar a ansiedade a palavra de ordem deve ser conforto. Busque o seu melhor lugar, alguns preferem deitados, outros sentados. Mas lembre-se que não é o ideal dormir, você precisa relaxar a ponto de descansar a mente e o corpo mas uma leve atividade para controlar o seu subconsciente ainda é importante. Não cruze as pernas, permita que seu corpo fique o mais livre possível no espaço que escolheu.

Para onde você quer ir?


Encontre o motivo de estar ali. Aquietar a mente, relaxar pelo dia de estresse, desligar um pouco dos pensamentos externos, seja qual for o seu gatilho muito do que você precisa para controlar a ansiedade está em saber o que a está despertando. Então, monte seu ambiente. Coloque uma música relaxante. Sons de onda no mar talvez. Qualquer coisa que te faça se sentir segurança e paz.

É importante também mentalizar seus objetivos de forma clara e em frases curtas para que a mente absorva de forma leve e direta.

  • “Eu estou no controle”
  • “Eu escolho o que quero fazer.”
  • “minha mente é mar, sol e vento na areia.”

Leve a sua mente ao estado de local que deseja. Lembre-se que essas frases não funcionam apenas em sua ilha, quando estiver se sentido incomodado por algo recite-as novamente. Sua mente aprende a reprogramar as situações mediante essas palavras chave, levando seu estado mental para onde deseja estar.

Feche os olhos e livre-se do que o acompanha


Ansiedade, medo, raiva. Libere sua mente para deixar esses pensamentos irem embora. Não é algo simples de fazer pois no começo os pensamentos estão sempre voltando, mas lide com eles de forma que você se posicione como um observador em sua própria mente, perceba e dê nomes a esses pensamentos. Quando sentir a ansiedade vindo, dê nome a ela e respire profundamente abrindo espaço para pensamentos mais leves. Caso venham medos diferentes não esqueça que são apenas pensamentos e permita-se em seu local de força deixá-los ir.

Uma forma adequada para ter essa situação em pleno controle é buscar algo para focar. Observe um ponto fixo na sua ilha, pode ser algo físico ou uma mancha na parede ou teto ou mesmo na mobília. Mantenha-se fixo nesse ponto e vagarosamente feche seu olho, mantendo a visão mesmo com olho fechado naquele mesmo local.

Eleve seu corpo e sua mente


Para sentir seu corpo relaxar é preciso tensioná-lo o máximo que puder por partes. Aperte suas mão, pés, barriga, pernas e braços levemente e vá aumentando a intensidade até onde for confortável. Depois relaxe deixando toda tensão ir embora, respire profundamente quando estiver fazendo isso. Desfrute da sensação de leveza, e se imagine sendo lavado vagarosamente por uma água límpida e morna. Deixando seu corpo flutuando sem nenhuma resistência.

Controlar a ansiedade significa que você está acima de seus problema

Imagine que quanto mais você flutua mais seus problemas são lavados pela água. Aos poucos algo vai saindo de sua mente e corpo, seus problemas vão se dissolvendo e sendo levados vagarosamente deixando seu corpo limpo e leve. Vá contando quantas vezes a água passa por você e limpa seus problemas, cada vez que contar, repita as frases que escolheu, vá fazendo isso o máximo que desejar. Caso queria imaginar se movimentando na água fique livre para explorá-la, ali é o seu lugar de poder, mergulhe, nade de costas, olhe para o céu, sinta-se no melhor lugar que você conseguir imaginar.

É preciso deixar a ilha


sair ilha

É importante não viver nesse local sempre. Deixe a ilha passar um tempo limpando seus problemas enquanto você volta para o mundo real. Quando estiver mais tranquilo e limpo vá saindo da água, vagarosamente, um passo por vez, conte seus passos até o fim. Vá respirando vagarosamente a cada passo que der. Lembre-se que esse lugar é só seu, pode voltar aqui sempre que desejar.

Vá saindo da água e sentindo o corpo ir voltando a seu peso normal, comece mexendo vagarosamente os dedos dos pés, das mãos, pernas e assim sucessivamente, quando estiver sentindo todo seu corpo novamente abra os olhos devagar, se estique, movimente o corpo de forma que acorde todos seus músculos. Não precisa sair de seu local ainda, vá respirando e revivendo toda sua experiência com os olhos abertos, sinta as sensações estando no mundo real, e lembre-se, sua mente pode acessar esse lugar sempre que precisar.

Não desista


Mesmo que no começo isso pareça muito difícil de fazer é importante ter disciplina de criar seu lugar ideal, busque formas e lembranças que tragam tranquilidade plena. Seu corpo e sua mente precisam desse descanso, não se preocupe demais se não funcionar nas primeiras vezes, como tudo na vida é preciso tempo para ser absorvido. Mas isso acontecerá e gerará bons frutos para você. Algumas pessoas se sentem bem escutando musica ou inalando algumas fragrâncias leves, não se sinta pressionado em fazer diferente, perceba a sua necessidade de conforto e siga sua intuição.

Confira Também!


eBook Ansiedade

Baixe gratuitamente o eBook Ansiedade, Desvendando o mal do século! Entenda como funciona o cérebro ansioso, como você pode controlar crises com atitudes simples, como identificar e conviver com pessoas ansiosas e muitos outros temas que vão te ajudar a conhecer tudo que você precisa para conseguir uma melhor qualidade de vida e convivência.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
Recent Posts