5 dicas simples para lidar com crises de ansiedade

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Crises de ansiedade é o nome dado para as reações emocionais provenientes do medo, nervosismo ou insegurança. Essas sensações fazem seu corpo paralisar ou reagir com agressividade diante de momentos difíceis. Crises assim são difíceis de controlar e muitas vezes acontecem repentinamente.

Diversas pesquisas apontam o estresse do trabalho como um dos maiores motivadores do aumento da ansiedade. Nesse artigo vamos tratar de algumas dicas simples, mas que quando postas juntas se tornam ferramentas poderosas para impedir que essas crises tomem conta do se dia a dia.

Caminhe na ida ou na volta do trabalho


caminhe

Exercícios diários simples já ajudam o corpo a metabolizar melhor. Elevam a produção de serotonina e com isso melhoram a sensação de prazer e relaxamento. Ter a disciplina de um exercício diário é importante para por a mente no lugar. Algo simples como uma caminhada pode render bons frutos tanto para a parte física como para trabalhar bem a respiração e manter a mente serena.

É válido procurar sessões de massagens regulares, deixando o corpo mais relaxado e a mente mais leve. Algo que vem conquistando bastantes seguidores como forma de disciplinar a mente e manter o corpo saudável é o Ioga. Trabalhando a flexibilidade, musculatura saudável, postura, respiração adequada e disciplina ele pode trazer enormes benefícios na luta contra a ansiedade.

Evite ambientes tóxicos


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Evite ambiente tóxicos de estresse. A principio, seja mais flexível com você mesmo. Organize seu trabalho a partir das prioridades reais de cada demanda. Se seu trabalho está sugando muita sua energia evite ficar muito tempo parado.

Algo simples como tirar 5 minutos para levantar da cadeira a cada hora trabalhada já pode fazer um bem enorme. Se ao lidar com uma situação estressante repentina você começar a sentir sinais de uma crise, pare. Se afaste. Se alongue mantendo a respiração longa e profunda. Inspire pelas narinas e solte todo o ar pela boca. Mudar o foco do problema pra algo simples como prestar atenção na sua própria respiração pode ajudar bastante.

Se o seu ambiente de trabalho é mais rígido e não permite tantos intervalos pequenos, não se preocupe, o banheiro é um ótimo lugar para por a mente no lugar.

Respire e renove seu interior


As reações emocionais estão diretamente ligadas ao nosso sistema nervoso. A respiração profunda é uma ótima forma de controle. levando boa oxigenação para o cérebro e com calma para poder pensar com clareza.

A respiração mais eficaz é aquela feita utilizando o diafragma e o pulmão, inspirando de forma lenta e profunda, enchendo a barriga de ar e evitando que seus ombros subam e depois soltando todo o ar pela boca. Essa técnica de respiração funciona em qualquer momento, normalizando os batimentos cardíacos e a falta de ar causada pelas crises de ansiedade.

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Alimente bem seu corpo


Ter horários adequados para se alimentar é o primeiro passo para o controle. Alimentos ricos em vitaminas, frutas como a banana, são uma boa forma de restaurar o funcionamento do corpo.

É válido também comer chocolate. Ele ajuda com a sensação de prazer, porém coma com parcimônia para não ter aumento de peso. Muitas pessoas desenvolvem uma fome compulsiva ao usar alimentos ricos em açúcar para mascarar os sintomas da ansiedade. Cuidado.

Evitar frituras e alimentos gordurosos. Durante o jantar, coma alimentos leves para uma boa noite de sono. Tudo funciona como um ciclo. O corpo funcionando bem, a mente funciona bem também. “mens sana in corpore sano”. Uma boa noite de sono restaura sua energia para se manter ativo e saudável durante o dia.

Não se iluda, proteja-se da crises de ansiedade


Em diversas situações de crise muitos pensamentos negativos tomam conta. Ilusões que seu cérebro utiliza para escapar dessas possibilidades catastróficas. Não se desespere com isso, esse é o momento de parar tudo que está fazendo e por em prática todas as dicas. Nesse momento a lógica não existe mais, apenas as emoções estão tomando conta de seu corpo, é preciso retomar o controle.

Muitas pessoas tendem a ter sintomas físicos com as crises de ansiedade. Gastrite, insônia, dor de barriga, dores de cabeça constantes, irritabilidade, mudança de peso repentina e até alteração do ciclo menstrual são alguns desses sintomas.

Quando isso acontece, as crises de ansiedade já estão se tornando muito mais recorrentes e uma decisão precisa ser tomada. Não deixe para depois o que pode fazer por você agora, talvez seja a hora de buscar um acompanhamento. Mesmo que pareça que sua vida está sem sentido ou tudo dando errado, é possível nas pequenas coisas retomarmos o controle da nossa mente. Cuide-se, até o próximo artigo.

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controlar a ansiedade

A auto-hipnose é a indução de sugestões que vão ajudá-lo a restabelecer o estado natural da mente, levando a um estado de concentração focado. Ela faz com que seja possível restabelecer hábitos e controlar a ansiedade, relaxando a mente e o corpo. Reduzindo também os níveis de estresse diário. Auto-Hipnose é uma prática muito parecida com meditação, onde você consegue guiar a sua mente por caminhos mais leves e estáveis.

É bastante comum a mente de um ansioso se desligar da realidade. Logo ferramentas como essa se tornam importantes para guiar seu consciente de volta e tentar buscar um pouco de paz. Essas técnicas podem ser feitas por qualquer pessoa para reduzir temporariamente os sintomas e controlar a ansiedade e suas crises. A longo prazo ainda é aconselhável buscar ajuda especializada para diminuir efetivamente os sintomas a longo prazo.

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