O Valor da Gratidão. Descubra como ajudar o Lar dos Idosos Jesus de Nazaré tornou todos nós, aqui do IFH, um pouco mais felizes.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Gratidão é um sentimento reconfortante que lembra muito a sensação de alívio. Representa diretamente o ato de fazer algo de bom para alguém sem esperar nada em troca. A gratidão é uma resposta do corpo a ações específicas seja a um grupo ou indivíduo.

Quando unidos a ela outros sentimentos são ainda mais empoderados: Amor, amizade, fidelidade, respeito… Gerar esse sentimento nos torna mais felizes e resistentes a dificuldades. Fortalece e melhora a saúde e relacionamentos, quando nos sentimos gratos nos doamos mais e nos estressamos bem menos.

A ciência da gratidão


Um experimento realizado nos Estados Unidos por dois psicólogos Michael McCollough e Robert Emmons, da Southern Methodist University em Dallas e da Universidade da Califórnia em Davis dividiu as pessoas em três grupos diferentes e todos foram estimulados a escrever um diário. Um dos grupos apenas começou a anotar os acontecimentos, sem distinção de momentos bons ou ruins, outro grupo começou a escrever apenas as experiências desagradáveis. Por último, o grupo que sobrou começou a escrever sobre situações que eles eram gratos, momentos bons e positivos.

Os resultados mostraram que o grupo que gravou mais experiências positivas teve mais estímulos de otimismo, energia e entusiasmo. Experimentaram menos estresse e depressão e se tornaram mais propensos a ajudar os outros.

O Dr. Emmons é o autor do livro “Obrigado!: Como a ciência da gratidão pode te tornar mais feliz”. O livro é baseado em pesquisas que envolviam muitas pessoas. Uma das informações dessa pesquisa é que praticar gratidão aumenta os níveis de felicidade em cerca de 25%.

O corpo funciona desta forma em relação a felicidade:

Se algo ruim acontece o estado de felicidade cai durante o momento e depois de um tempo retorna ao normal. Vamos chamar esse momento de normalidade de Set-point natural. De igual forma quando algo positivo acontece o nível de felicidade aumenta e depois de um tempo retorna ao set point natural.

Quando a prática de gratidão é disseminada esse “set point natural” é que tende a subir, mantendo momentos de felicidades por mais tempo e lidando melhor com as adversidades da vida. Dr Emmons comenta também que as pessoas que buscam praticar a gratidão se tornam mais criativas e mantém o corpo mais protegido, sistema imunológico mais forte que o normal. As relações sociais se tornam mais fortes entre os praticantes da gratidão. Emmons acrescenta que “nos sentirmos gratos não é dizer que tudo na nossa vida é necessariamente bom mas significa que estamos cientes de nossas bênçãos”.

Há muitas formas de desenvolver e praticar gratidão


seja girassol

Um método eficaz e comum para desenvolver a gratidão é manter um diário de acontecimentos. Esse exercício basicamente é escrever diariamente uma lista de itens que o faz se sentir grato. Lembre-se que a gratidão é um sentimento, é importante parar para analisar o que sente e descrever. Com o passar do tempo essa tarefa vai ficando mais simples e divertida em lembrar das bençãos diárias.

Uma das melhores formas de agradecer as bênçãos da vida é entender o amor e carinho das pessoas que cuidaram de nós em algum momento da vida. Pais, mães, avós por exemplo. É muito comum vermos os mais velhos serem abandonados ou esquecidos, aqueles que fizeram tanto por nós ou por alguém se tornam dispensáveis na vida atribulada que temos. Isso é um erro, erro muito comum.

Todos os dias vemos idosos serem abandonados, colocados para fora de casa, indo morar nas ruas ou em asilos que não conseguem cuidar deles. A falta da família e de cuidados básicos tornam eles muito mais propensos a depressão e ao desamparo. Aqueles que deram a vida pela família agora são abandonados a sua própria mercê. Estar na companhia de pessoas mais velhas engrandece bastante a alma, entender que estar com eles é uma benção torna a vida mais agradável.

A importância do que eles fizeram por nós


Algumas pessoas quando mais velhas tendem a ficar mais teimosas e difíceis de lidar. Mas imagine que qualquer adolescente era tão difícil quanto. Mesmo assim, os mais velhos sempre estiveram lá por eles. A gratidão de saber tudo que os mais velhos fizeram por você não vai apenas engrandecer sua alma, vai entender o quanto foi amado e o quanto ainda pode amar.

O estilo de vida das pessoas mais velhas se torna bem diferente da maioria. Isso acaba tornando eles mais solitários, com pouca interação social. Conversar e ouvir sobre o dia e sobre velhas histórias muitas vezes já é o suficiente para gerar uma conversa e um contato que para o idoso faz toda a diferença entre um dia comum e um dia feliz. Se abra para conhecer de fato essas pessoas, suas histórias de vida sempre serão no mínimo um grande aprendizado.

O Lar dos Idosos Jesus de Nazaré


Desde 2015 o IFH apoia o Lar dos Idosos Jesus de Nazaré. Ele fica na rua São Gabriel, Nº1 lote 1. Na primeira quadra do loteamento Santo Expedito em Cruz de Rebouças, Igarassu-PE. O Lar presta serviços de atenção e cuidados especiais aos idosos que são encontrados nas ruas ou em situação de risco.

Muitos deles passaram por maus-tratos antes de serem levados para lá enquanto outros vão por não terem mais ninguém por eles. O objetivo do lar é dar assistência básica necessária como: Remédios, alimentos, amor, carinho e moradia. O IFH ajuda de todas as formas possíveis, doando materiais necessários e disponibilizando tempo para esse cuidado. Escutar os mais velhos e estar envolvidos com suas vidas.

Também promovemos ações em nossos eventos para doação de materiais de necessidade básica. Hoje convido você que está pensando em participar da 9ª turma do Seminário de Inteligência Emocional a adquirir um Ingresso Solidário. Isso consiste em no dia do evento levar 1 pacote de fralda geriátrica de qualquer tamanho. Nós do IFH agradecemos com um desconto de 25% na Inscrição do evento.

Se você não vai participar, não tem problema. Doe aquilo que você puder, seja um ouvido amigo ou até mesmo um pouco do seu próprio tempo. Eles serão gratos a ti e prometo que tu serás grato também pela felicidade que isso trará a sua vida.

O Evento


9 Seminário de Inteligência EmocionalO 7º Seminário de Inteligência Emocional vai acontecer no dia 08 de Julho no Hotel Manibu na Avenida Conselheiro Aguiar, 919, Boa Viagem, Recife – PE. É um evento que junta 14h de conteúdo e dinâmicas impactantes que vão te ajudar a  identificar o que realmente quer da vida e destruir as barreiras emocionais que estão te impedindo de chegar lá.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
Recent Posts