Como a Prática de Esportes pode melhorar sua saúde mental?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

O corpo e a mente funcionam juntas. Quando um não funciona bem afeta diretamente o outro. É muito comum termos sintomas físicos quando não estamos com uma boa saúde mental. Você sabe o porque que isso acontece?

É ciência.

Nosso corpo é um máquina e precisa estar sempre em uso e calibrada. Quando fazemos alguma atividade física liberamos a serotonina. Um neurotransmissor que ajuda a regular o sono, nos dá sensações de prazer e de relaxamento. É uma forma do corpo estabilizar qualquer desfunção para que funcione corretamente.

Disciplina


Disciplina

Quando estamos fazendo alguma atividade física é requerido frequência para que ela seja eficaz. Desta forma, regulamos nossos horários, alimentação e a dedicação para fazer algo que na teoria nos cansaria, mas que a cada vez que voltamos a fazer o corpo reage de forma contrária. A rotina de exercícios nos faz mais dispostos e resilientes para situações adversas, melhorando nossa saúde mental e física.

Saúde Física = Saúde Mental


Saúde

É comum vermos as mudanças em nosso corpo rapidamente. Pele mais saudável, musculatura cada vez mais resistente, nível de gordura reduzindo, dores articulares cada vez menores, até a fibra do cabelo sofre alteração.

Fortalecimento muscular


Fortalecimento

É normal com o tempo o corpo ir se degenerando. A musculatura vai ficando cada vez mais fraca ou flácida e muitas dores vão surgindo, recorrente de má postura ou sobrepeso. A rotina de exercícios ajuda para o fortalecimento muscular e faz com que você permaneça jovem por mais tempo. Inclusive na energia. Idosos que mantém a rotina de exercícios são muito mais ativos que muitos jovens sedentários.

Banner Depressão

Estética


estéticaSim, é um fator importante. O corpo fortalecido e saudável ajuda a se sentir mais confiante. Essa segurança é real e de mérito próprio, isso torna tudo mais prazeroso quando você consegue ver os resultados facilmente.

E pra quem não gosta de academia?


Slackline

Existem formas de exercícios muito interessantes para quem não gosta ir ir a academia ou caminhar. Algumas artes marciais como capoeira, judô ou karatê são comuns em clubes e academias. Yoga é uma das melhores formas de manter o corpo saudável e a mente relaxada. Outro esporte que vem atingindo muitos jovens é o Slack line. Esporte saudável porém muito difícil a principio, consiste em se equilibrar usando a força das pernas e braços em uma fita elástica. Requer muita dedicação, mas é um esporte de força e equilíbrio que você pode encontrar na areia das praias e parques, vale a pena conferir.

Leia também


Impactos da Depressão

Os diagnósticos de depressão têm sido cada vez mais frequentes e os números são alarmantes. É a terceira causa de morte mais recorrente no mundo entre a população adulta, e a segunda entre adolescentes e adultos jovens. Estima-se que cerca de 20% da população mundial irá apresentar o quadro da doença ao longo da vida. Mas apesar desses números alarmantes muita gente ainda não sabe de fato o que é e quais são os impactos da depressão.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
Recent Posts