Encontre na Hipnoterapia um aliado para vencer a depressão

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Vencer a depressão é uma luta de muitos. Ela vem crescendo alarmantemente e hoje já atinge aproximadamente 25% da população mundial segundo dados do Instituto Coração e Vida. Diversas formas de tratamento vem sendo desenvolvidas para melhorar a saúde mental e a qualidade de vida das pessoas. O Conselho Federal de Medicina hoje reconhece a hipnoterapia como uma valiosa prática médica e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a utilização da hipnose para tratamentos de diversas doenças.

Ela promove melhoria no estado de saúde física e mental através do seu próprio subconsciente criando um ambiente propicio para que a melhora venha de dentro para fora. Em 2010 a Universidade de Stanford lançou um estudo científico onde a hipnose diminuiu o sofrimento de 124 mulheres estudadas com câncer de mama. Já a Universidade da Califórnia em um estudo com fumantes chegou a verificar que o grupo tratado com hipnose obteve 50% melhor resultado do que os demais.

Grande efetividade


Grande efetividade

Ela é a intervenção psicológica que possui a maior efetividade e rápida aplicação para o controle da dor. Esse método é um recurso oferecidos por instituições de renome no mundo todo. Por exemplo, a hipnose foi adotada no Memorial Sloan- Kettering Cancer Center e no M. D. Anderson Cancer Center. Dois dos mais importantes centros de tratamento e pesquisa de câncer no mundo. O objetivo deles era diminuir efeitos colaterais da quimioterapia, como a fadiga e a dor. Também é utilizada no Hospital de Liège, na Bélgica, como opção de analgesia.

No Brasil não é diferente, ela Já faz parte da rotina de serviços de primeira grandeza como o Hospital A. C. Camargo, de São Paulo, especializado na luta contra o câncer. E ganhou espaço no Hospital das Clínicas de São Paulo (HC/SP), a instituição que serve de escola para os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

E claro, a hipnose também é indicada para situações além do câncer, como dor crônica, transtorno do pânico, asma, tensão pré-menstrual, enxaqueca, analgesia em procedimentos dentários, alergias, problemas digestivos de fundo nervoso, fobias, insônia e depressão.

Levando em consideração apenas o recorte da depressão uma análise publicada na revista American Health Magazine pelo Ph.D. Alfred A. Barrios demonstrou que comparada a outros tipos de terapia como psicanálise ou terapia comportamental a hipnoterapia consegue atingir uma taxa de melhora muito superior em um espaço de tempo mais curto. 

Algumas pessoas na luta para vencer a depressão, consideram que o pensamento, sentimento e experiências negativas são imutáveis. E elas se consideram sem opções de escolha. Mas existem sim alternativas para sair desse espiral de negatividade. E a hipnoterapia pode fazer a pessoa perceber que as situações ao seu redor estão em constante mudanças, e assim ela pode despertar novas expectativas, alegrias, sucesso e felicidade.

Psicoterapia breve


Psicoterapia breve

A hipnose é considerada uma psicoterapia breve, e o seu uso para o tratamento da depressão pode ser o mais adequado para acelerar o processo de terapia e encurtar notavelmente o tempo de tratamento. A hipnoterapia é uma técnica natural, inofensiva e que usa de um poderosos processo para provocar um estado de transe e relaxamento mental. Nesse estado é possível identificar os pontos importantes que possam ter contribuído para o desenvolvimento do quadro depressivo. E após coletar essas informações é possível mostrar novos caminhos e possibilidades para o paciente sem as barreiras que a mente consciente usa para se isolar.

As mudanças alcançadas nesse tipo de terapia costumam vir de dentro para fora, elas não são impostas. Surgem em consequência do mergulho introspectivo incentivado pelo processo de transe. A hipnose ajuda o indivíduo a reconhecer que tanto o sucesso quanto a derrota fazem parte história de cada pessoa.

A hipnoterapia permite que esse processo intuitivo gere reflexões profundas e quando o paciente desperta do transe hipnótico, ele tem a certeza de possuir os recursos internos necessários para vencer a depressão, superar traumas e medos ou sejam quaisquer as mudanças desejadas.

Hipnoterapia para vencer a depressão


Hipnoterapia como prevenção da depressão

Por ter essa abordagem bem profunda e efetiva, a hipnose pode ter um papel fundamental na prevenção do estado depressivo. Nosso cérebro constantemente se programa para entrar em estado de transe de forma biológica. Ou seja, a hipnose é um estado da mente que todos nós experimentamos naturalmente ao longo do dia. O melhor exemplo disso é quando estamos dirigindo, já que é muito comum você não se dar conta dos movimentos que está fazendo. Tudo sai no automático, ou seja, nesse momento estamos em estado Alpha, vulgo hipnose.

O estado hipnótico pode acontecer em diversos momentos, ao praticar um esporte, na leitura de um livro, assistindo a um filme, e em diversos momentos rotineiros onde seja necessário uma grande concentração. Quando exigindo esse grau de atenção maior, nossa mente entra em um estado hipnótico natural de forma automática.

Somos criaturas emocionalmente complexas. É comum darmos prioridades para as emoções e deixar a lógica de lado. Com a hipnose aprendemos alcançar o equilíbrio dessa emoções, construímos estados mais serenos e tranquilos. Vencer a depressão se torna uma tarefa mais fácil quando você consegue olhar para as dificuldades como uma oportunidade de crescimento, e que podem abrir caminhos para novas experiências de vida.

Como funciona uma sessão de hipnoterapia?


Hipnoterapia contra depressão

Uma sessão de hipnoterapia a princípio é muito parecida com uma sessão de psicoterapia comum: anamnese, história clínica, interpretação de fatores biológicos, psicossociais e psicodinâmicos. São os tópicos abordados em uma primeira sessão.

Na segunda sessão já é normal que ocorra um estado hipnótico. e para fazer isso são utilizadas diversas técnicas para provocar o transe. Vale ressaltar que em nenhum momento o paciente perde o controle do que se passa na terapia. E mesmo em estado de transe ele pode despertar se lhe for conveniente.

O hipnoterapeuta serve como um guia, que conduz o paciente pelos fascinantes labirintos das suas emoções. Passando pelos seus desejos, traumas e carências numa viagem maravilhosa que resulta em aprendizado e mudanças.

Confira Também!


Entendendo a Depressão

Baixe gratuitamente o eBook Entendendo a Depressão. Nele abordamos desde sintomas e sinais até formas de tratamento mais efetivas. Mais um conteúdo totalmente escrito por uma equipe profissional focada e dedicada em te dar as ferramentas que você precisa para enfrentar a depressão de frente e vencer.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
Recent Posts