Viver bem é uma questão de escolha. Seja girassol.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×

Aprender a viver bem e de uma forma saudável não é fácil. Nossos olhos são seletivos. Muitas vezes focalizamos o que queremos ver e deixamos de enxergar todo o resto. Isso não seria de fato um problema se constantemente não focassemos no lado negativo da vida.

Problemas são latentes, borbulham em nossas mentes tirando nosso sono e nossa tranquilidade. É normal levar problemas do trabalho pra casa e vice versa, trabalhar de maneira desfocada ou ter crises de insônia remoendo algo que já passou. Viver bem dessa forma se torna quase impossível. É preciso mudar essa realidade para que seja possível mudar a sua vida de verdade.

Você já reparou como é fácil ficar desanimado?


Sentimentos tóxicos

“Estou desanimado porque está chovendo. Porque tenho contas para pagar. Porque não tenho exatamente o dinheiro ou aparência que eu gostaria de ter. Porque ainda não fui valorizado. Porque ainda não encontrei o amor da minha vida. Porque a pessoa que quero não me quer. Porque… Porque…”

É claro que tem hora que a gente não está bem. Mas a nossa atitude deveria ser a de uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o sinal que vem do lado bom da vida. Boa parte da vida de um indivíduo se passa em meio a dificuldades e desafios. Claro, frustrações também. Mas no momento em que elas passam a demandar suas atitudes, definir seu humor e sua vontade de viver é um sinal que a sua antena não está sintonizada no canal correto.

Banner Inteligência Emocional

Na natureza, nós temos uma antena assim: O girassol.


Girassol

O girassol se volta para onde o sol estiver. Mesmo que ele esteja escondido atrás das nuvens. Sempre em busca da luz. Nós temos de ser assim. Aprender a realçar o que de bom recebemos. Aprender a ampliar pequenos gestos positivos e transformá-los em grandes acontecimentos. Tratamos muitas coisas boas que acontecem em nossa vida como algo normal, algo cotidiano e temos um costume reincidente de apenas valorizar essas coisas em um momento de perda.

Quando aprendermos a valorizar estes momentos e focar nossas atenções pra aquilo de bom que vemos na vida, encontraremos força e energia para encarar os desafios de frente. Precisamos treinar para sermos girassóis, que buscam o sol, a vitalidade, a força e a beleza, sempre.

  • Por que não nos preparamos para os nosso dias com todo o cuidado que nos preparamos para uma viagem importante?
  • Sabemos apreciar o amor profundo que nossos entes queridos nos direcionam diariamente, mesmo que em pequenos gestos?
  • Apreciamos o sorriso luminoso que demonstra a alegria de alguém com quem realmente nos importamos?
  • Uma palavra amiga, que vem em um momento difícil ou conversar coisas leves depois de um dia pesado de problemas?
  • Apreciamos as festividades? A alegria de nós mesmos e daqueles a nossa volta? A risada verdadeira de alguém que amamos?

O segredo de viver bem é ser um girassol todos os dias.


seja girassol

E quando estivéssemos voltando a ficar mal humorados, tristonhos, desanimados, revoltados, que pudéssemos nos lembrar de novo de sermos girassóis. De toda a luz que temos em nossas vidas e ao nosso redor. Que mesmo se naquele dia o sol estiver encoberto por núvens escuras e pesadas você sabe que ele está lá e que mais cedo ou mais tarde irá aparecer.

Selecione o melhor deste mundo, valorize tudo o que de bonito e bom que haja nele e retenha isto dentro de você. Este é um dos segredos de quem consegue viver bem e manter um alto grau de vitalidade interna. Exercite. Seja um girassol hoje.

Leia também


Distorção Cognitiva

Fique sempre atento ao que você vai falar, pois as palavras falam muito mais do que pode parecer. Tudo aquilo que sai da sua boca afeta como você experimenta seu mundo, e como os outros percebem você.

Você já ouviu falar em Distorção Cognitiva?


Esse termo da psicologia nos ensina que existem maneiras sutis em que nossa mente pode nos convencer de algo que não é realmente verdadeiro. Estes pensamentos imprecisos são geralmente utilizados para reforçar o pensamento negativo, falsas crenças ou emoções que nos contém.

Fazemos isso a todo tempo, de forma consciente ou inconsciente, e a forma como fazemos fornece dicas sobre nossas crenças, sobre nós mesmos e o mundo ao nosso redor.

A distorção cognitiva pode ser um grave problema para alguém com pouca inteligência emocional. Você sabe identificar as falsas crenças que carrega em sua vida? Nesse artigo juntamos 10 pensamentos comuns que alguém com Inteligência Emocional e atento a distorção cognitiva sempre irá evitar.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io Made with Flare More Info'> 0 Flares ×
Recent Posts